Notícias

Leonardo de Souza, dirigente do Sintramubi, é eleito Secretário Nacional de Juventude da Confetam-CUT

O diretor de Finanças e Administração do Sintramubi, Leonardo de Souza, foi empossado como Secretário Nacional de Juventude da Confetam-CUT durante o 4º Congresso Nacional da entidade, realizado entre os dias 9 e 12 de abril, em Beberibe/CE.

Leonardo, que já exercia a função interinamente desde 2024, agora assume o cargo com mandato até 2029. Sua indicação foi aprovada pelos mais de 300 delegados presentes no evento.

Durante o 4º Congresso da Confetam-CUT, Leonardo teve um papel de destaque em diferentes frentes: lançou a Cartilha dos Jovens: “Jovens no protagonismo da luta da classe trabalhadora”, pautou a ampliação da participação da juventude nas estratégias da nova gestão e atuou como relator nos grupos de trabalho.O dirigente destacou que entre as prioridades da Secretaria está a ampliação da participação de jovens nos sindicatos filiados, federações e confederação, o enfrentamento à precarização dos serviços públicos e a articulação com outras entidades na defesa da juventude trabalhadora. 

Além disso, Leonardo reforça a importância da organização do sindicalismo em nível nacional: “esses espaços de debate são fundamentais na luta da classe trabalhadora. Assim como os prefeitos se organizam em associações e confederações para defender seus interesses, muitas vezes em oposição aos direitos dos servidores públicos, é fundamental que os servidores municipais também se articulem não apenas para barrar retrocessos, mas para avançar na conquista de direitos. A Confetam, por exemplo, tem atuado de forma intensa pela regulamentação da Convenção 151 da OIT, que assegura o direito à negociação coletiva no setor público e o direito de greve.”

Leonardo ingressou no serviço público municipal de Biguaçu em 2017; foi eleito diretor do Sintramubi em 2021, 2023 e 2025; participou da fundação do Coletivo Nacional de Juventude da Confetam-CUT e já representou a entidade e juventude trabalhadora em fóruns internacionais.